Por Katiussi Melo

A ex-governadora Iolanda Fleming foi homenageada nesta segunda-feira, 15, durante a solenidade em comemoração aos 64 anos de elevação do Acre à categoria de Estado. A cerimônia foi realizada no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, e reuniu autoridades, convidados e a população para celebrar a história e o desenvolvimento acreano.
Reconhecida por sua trajetória política e por ter se tornado a primeira mulher a governar um estado brasileiro, Iolanda Fleming recebeu o Grau de Grã-Cruz da Ordem da Estrela do Acre, a mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo estadual.
A condecoração foi entregue pela governadora Mailza Assis e integra a tradicional cerimônia de entrega das insígnias da Ordem da Estrela do Acre. A homenagem foi concedida por meio do Decreto nº 14.552-P, em reconhecimento à relevante contribuição de Iolanda Fleming para a história política e institucional do Acre.
A honraria reforça o legado da ex-governadora, cuja atuação marcou um importante capítulo na história do estado e abriu caminhos para a participação feminina em espaços de liderança e decisão política no Brasil.




