
Alerta com mensagem “Defesa Civil: misantropi4” é enviado para celulares em Rio Branco e outras cidades do país; origem é investigada
Um alerta incomum recebido por moradores de Rio Branco na noite desta sexta-feira (19) gerou dúvidas e preocupação entre usuários de telefonia móvel. A mensagem foi enviada por meio do sistema de alertas emergenciais utilizado pela Defesa Civil e apareceu acompanhada da classificação de “Alerta Extremo”, categoria normalmente utilizada em situações de risco iminente à vida.
No entanto, em vez de informar sobre enchentes, tempestades, deslizamentos ou outras ocorrências de emergência, a notificação continha apenas a mensagem: “Defesa Civil: misantropi4”.
O alerta foi registrado por moradores da capital acreana por volta das 23h20 e foi acompanhado pelo sinal sonoro característico dos alertas extremos, capaz de sobrepor as configurações de silêncio dos aparelhos celulares.
Até as 23h34, não havia qualquer registro oficial de fenômeno meteorológico ou desastre que justificasse o envio da mensagem.
Em Rio Branco, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o órgão não foi responsável pelo disparo.
“Boa noite, senhores. Esse alerta não foi por parte do município. Buscando entender o que houve ainda”, afirmou em mensagem encaminhada a profissionais da imprensa.
Relatos semelhantes foram registrados simultaneamente em diversas regiões do país. Usuários das redes sociais informaram ter recebido a mesma notificação em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal.
O Governo do Paraná também se pronunciou sobre o episódio. Em publicação nas redes sociais, informou que o alerta não teve origem na Defesa Civil estadual.
“O alerta disparado há poucos minutos não saiu da Defesa Civil do Paraná. O órgão já acionou a Defesa Civil Nacional e a Anatel. Não há nenhum evento severo previsto para Curitiba”, informou o governo.
A abrangência nacional do caso levantou questionamentos sobre uma possível falha operacional ou uso indevido da plataforma de alertas emergenciais.
Posteriormente, em nota oficial, a Defesa Civil Nacional informou que o sistema sofreu uma invasão, resultando no disparo indevido de um alerta para diversas regiões do país. Segundo o comunicado, a mensagem foi enviada remotamente por alguém sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O alerta foi classificado como “Alerta Extremo” e continha a palavra “misantropia”, termo que significa aversão ou ódio à humanidade. A suspeita inicial é de que o episódio esteja relacionado a uma ação criminosa de invasão cibernética.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, informou que acionará a Polícia Federal para apurar o caso e adotará as medidas necessárias para restabelecer o funcionamento do sistema, assim que todas as condições de segurança forem garantidas.
Veja as notas oficiais na íntegra:






