
A noite do último sábado, 20, foi marcada pelo espírito de união e superação com a realização da Corrida do Fogo 2026. O evento, que já é tradicional no calendário acreano, reuniu mais de 1,8 mil participantes, transformando os arredores do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) em um grande ponto de encontro entre atletas profissionais, amadores, militares e famílias.
A competição, que serviu como a abertura oficial da programação alusiva ao Dia do Bombeiro Militar e ao aniversário de 52 anos da instituição, superou as expectativas de adesão da corporação.
O comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, celebrou a expressiva participação popular. Para ele, a corrida é a forma ideal de aproximar a farda da sociedade.
“Nada melhor do que uma corrida com a participação maciça da comunidade acreana. Foram mais de 1.800 atletas somente em Rio Branco. Isso prova que temos uma nova geração buscando saúde e qualidade de vida. É um momento de celebrar e reconhecer o trabalho dos bombeiros militares ao longo dos anos”, afirmou o comandante, ressaltando que o evento já se consolidou como uma tradição da corporação.
Histórias de superação nas pistas
Entre os corredores, o clima era de festa e competitividade. No pódio da categoria comunidade masculina (5 km), Leandro Santos garantiu o primeiro lugar. Após ter ficado fora do pódio na edição anterior, o atleta destacou a importância da persistência: “Feliz pelo resultado, porém não fiz o tempo que eu esperava. Mas foi o suficiente para chegar em primeiro. A gente treina para fazer o nosso melhor e, quando consegue alcançar o objetivo, fica muito feliz”, disse.
No feminino, a corredora Bruna Pinheiro, representante do município de Sena Madureira, voltou ao lugar mais alto do pódio. Com uma trajetória vitoriosa na competição — vencedora em 2022 e 2023, e segunda colocada em 2025 —, ela descreveu a prova como um marco pessoal. “É uma corrida muito simbólica para mim, porque foi a primeira competição fora do meu município em que consegui conquistar uma colocação. Este ano me sinto mais confiante”, declarou.
Disciplina militar no esporte
A Corrida do Fogo também serviu como vitrine para a integração entre o esporte e a carreira militar. A soldado Keila Bezerra da Costa, do CBMAC, participou da prova como parte de sua rotina de treinamento, após se recuperar de uma lesão.
“Eu comecei a correr para me preparar para o curso de formação, porque somos bastante exigidos fisicamente. Depois, me apaixonei pelo esporte. Hoje corro com intensidade e gosto muito da corrida”, revelou a militar, que já projeta o desafio de subir para os 10 km na próxima edição.
Com o sucesso desta edição, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma o compromisso com a promoção da saúde e com a integração comunitária, dando o pontapé inicial em uma semana de celebrações que honra os 52 anos de serviços prestados à população acreana.




