Brasil x Japão: servidores de Rio Branco terão ponto facultativo durante jogo da Seleção

Compartilhe em suas redes

Os servidores da administração pública municipal de Rio Branco terão ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29, data em que a Seleção Brasileira entra em campo pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado na edição desta sexta-feira, 26, do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Alysson Bestene, o ponto facultativo será adotado em razão da partida da Seleção Brasileira, marcada para as 12h, e abrange os órgãos da administração pública municipal direta e indireta.

A decisão considera a classificação da equipe brasileira para a fase eliminatória da competição e, segundo o decreto, busca adequar o funcionamento dos órgãos públicos sem comprometer a organização dos serviços prestados à população.

Serviços essenciais continuam funcionando

O ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme as escalas definidas por cada órgão.

O decreto também autoriza secretários municipais e demais autoridades da administração a convocarem servidores para expediente normal, caso haja necessidade de atendimento ao interesse público. Nesses casos, os servidores convocados não precisarão compensar as horas trabalhadas.

Saúde terá regulamentação própria

As unidades da rede municipal de saúde terão o funcionamento disciplinado por ato específico da Secretaria Municipal de Saúde, que deverá definir como será o atendimento durante o período do ponto facultativo.

As demais regras previstas no calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2026 permanecem inalteradas.

A Seleção Brasileira entra em campo na segunda-feira, 29, às 12h, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2026.

Fonte: A Gazeta do Acre